segunda-feira, 20 de junho de 2011

Praia da Brava - Trindade - RJ

Local : Parati - RJ
Altitude: Nível do mar
Como Chegar: Acesso é feito pela estrada que liga Parati-RJ a Ubatuba-SP, seguindo de Parati por uns 30km pode-se ver placa indicando entrada para vila de Trindade, uma pequena estrada que sobe serpenteando pela Serra do Mar, antes de descer para a vila há um pequeno estacionamento de onde parte uma trilha para a Praia da Brava.

Em Fevereiro de 2011, eu e a paty, saímos rumo a Parati com o objetivo de conhecer Trindade e foi uma bela viagem. Descobrimos então uma praia praticamente deserta, linda, ótima para acampamento. Para ter acesso a Praia da Brava percorremos uma trilha de uns 15min pela Serra do Mar, passamos por uma cachoeira que desemboca na praia, sendo assim uma fonte potável de água doce na praia. Com uns 500m de extensão a Brava é uma verdadeira representante da beleza do mar, águas limpas e a mata virgem proporciona uma ótima fonte de lenha para fogueiras. Apesar de não acamparmos passeamos por suas areias e curtimos muito a beleza da praia, e já planejando um futuro acampamento. Além de tudo isso, pode-se chegar a vila e ter acesso as praias mais movimentadas, a trilhas que levam a cachoeiras e também a uma piscina natural, e mergulhar para observar a linda fauna marinha do litoral sul do Rio de Janeiro.

Visualizar Trindade - RJ em um mapa maior

Piscina Natural do Cachadaço

Praia do Cachadaço


Água doce desembocando na Praia da Brava

Praia da Brava

sábado, 11 de junho de 2011

Serra do Lopo

Local: Extrema-MG
Altitude: 1780m
Como Chegar: Ao entrar na cidade de Extrema, basta se ligar nas placas e olhar as montanhas, siga as placas até chegar nas rampas de vôo, pode-se deixar o carro em um pequeno estacionamento em meio as pedras do local.

Fizemos 2 Expedições até agora para Serra do Lopo, 18/09/2010 e 09/10/2010. Na primeira eu, paty, omar, regina, paula, samuel e chico, acabamos fazendo apenas um bom acampamento, o tempo muito fechado nos privou de uma linda visão dos vales mineiros e da represa do Jaguari. Seguimos por um trilha fechada mas bem demarcada de uns 2,5km, leve para moderada da para percorrê-la em menos de 1h. Passamos pela Pedra do Cabrito e logo adiante chegamos a Pedra das Flores de onde ja se avista o cume. Neste local a bons lugares para acampar. Não há água potável, por isso se prepare para não passar sede e leve tb para alimentação. Passamos uma noite fria com temperatura de 5ºC e com muito nevoeiro mas a fogueira e os amigos fizeram a viagem valer a pena.

Já na Segunda expedição o tempo abriu e curtimos um lindo visual de tudo lá em cima, eu, paty, paula e samuel. Valeu mesmo a pena, apesar de novamente não alcançarmos o cume e a noite resistimos a uma boa tempestade, muita chuva e frio, levantamos cedo e partimos ainda com o tempo bem fechado.


Começo da Trilha

Preparando para Voltar




sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pico dos Marins 2ªExpedição

Local: Piquete-SP
Altitude: 2428m
Como Chegar: Tem-se acesso pela rodovia Itajubá - Piquete, antes de chegar ao trevo de Delfim Moreira pegar estrada de terra indicada por um ponto de onibus e uma pequena placa "Pousada Maeda". Também pode-se vindo de Piquete pegar indicações sentido bairro dos Marins. Também via Marmelópolis por estrada de terra. Todas levam ao Acampamento Base que é onde começa a trilha.

E cumprindo a promessa, dia 24/07/2010, voltamos ao Marins. Dessa vez em maior numero, saimos de OF eu, Omar e Diego, passamos por Pouso Alegre e pegamos o Dudu, Kleber e o Milico, e seguimos para o alto da montanha !!! Mais uma vez fomos muito bem recebidos no acampamento base pelo Milton e começamos a subida. Dessa vez demoramos 6hs para subir e curtimos uma bela noite de lua cheia muito fria também. O Kleber levou Cachimbo e Jack Daniels, foi bom demais, naquela altura demos boas risadas e curtimos o visual deslumbrante. Na descida além de "mostradinhas" ainda teve o Diegão possuido pelo Tião Bergamino e fazendo uns 5 min de descida pelado .... foi hilário ....


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pico dos Marins 1ªExpedição

Local: Piquete-SP
Altitude: 2428m
Como Chegar: Tem-se acesso pela rodovia Itajubá - Piquete, antes de chegar ao trevo de Delfim Moreira pegar estrada de terra indicada por um ponto de onibus e uma pequena placa "Pousada Maeda". Também pode-se vindo de Piquete pegar indicações sentido bairro dos Marins. Também via Marmelópolis por estrada de terra. Todas levam ao Acampamento Base que é onde começa a trilha.

No dia 26/06/2010, eu, Chico e Omar alcançamos o cume do ponto mais alto do estado de São Paulo. Foi uma magnífica subida, por volta de umas 6:30hs de caminhada, apesar de não conhecermos trilha, tivemos ajuda de outro grupo de Itajubá que também estava de subida e nos deu várias dicas na subida. Uma paisagens deslumbrante nos cercou durante toda caminhada que é uma experiência inesquecível, de determinação, amizade, e plenitude. Chegamos no cume ainda no meio da tarde e curtimos um lindo por do sol bebendo vinho e comendo um queijo. No cume há apenas vegetação rala e pedra, não existe possibilidade de fazer fogueira, então curtir a paisagem noturna fica quase impossível por causa das fortes rajadas de vento e o frio que impera no cume a partir das 20:00hs. A noite foi bem fria chegando a 1ºC na madrugada. Acordamos cedo curtimos o alvorecer e começamos a descida, deixando toda aquela beleza e prometendo que a volta seria breve !!!


Pico dos Marins visto do começo da trilha.

Morro do Careca visto da subida.

Vista do Marinzinho e Pedra Redonda.

Itaguaré visto do Pico dos Marins


domingo, 5 de junho de 2011

Pedra Itaguaçu - Ouro Fino - MG

Local: Ouro Fino - MG
Altitude: 1650m
Como Chegar: Em Ouro Fino, pegar estrada de terra sentido "Pião", nas encruzilhadas seguir sempre as placas indicando Fazenda do Itaguaçu.

Depois de muitos anos de convivência, parace até nosso quintal. Já realizamos muitas subidas, acampamentos, trekkings, etc .. um lugar de rara beleza. Os últimos 2 kms a estrada é bem íngreme e ruim, carros de passeio subirão com dificuldade e possivelmente passageiros terão que terminar a subida a pé mesmo. Motos e 4x4 vão até a 1ªpedra.A 1ªpedra já se tem uma linda vista de toda extensão da zona rural sentido Ouro Fino, um platô grande que durante dias de bom tempo da para avistar, Ouro Fino, Crisólia, Jacutinga, Inconfidentes, Borda da Mata e a noite luzes de Pouso Alegre e Bueno Brandão. A Oeste se vê a Serra do Ventania e ao norte se encontra uma pequena mata fechada que dá acesso a uma escalaminhada que leva a 2ªPedra uns 100m mais alto que a primeira. Na 2ªpedra da para visualizar bairros rurais sentido norte, Pião, Sta Rita de Caldas, São Bento de Caldas, etc.. Linda paisagens e uma robusta demonstração de relevo e vegetação característica da Mantiqueira.



Vista ainda na subida.


Da 1ªPedra vista de Ouro Fino.


2ªPedra vista a partir da 1ªPedra.


1ªPedra vista a partir da 2ªPedra.